quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Uma de cada cinco espécies de plantas está ameaçada de extinção, diz estudo


Uma, de cada cinco espécies de plantas existentes no planeta, está ameaçada de extinção. É o que afirma a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas de Extinção, divulgada nesta quarta-feira, 29 de setembro, pela Kew Gardens de Londres, o Museu de História Natural de Londres e a União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN).
Para chegar à conclusão, os cientistas analisaram durante cinco anos amostras representativas das 380 mil plantas conhecidas em todo o mundo e verificaram que 22% delas podem ser classificadas como "criticamente ameaçadas de extinção”, "em perigo" ou "vulneráveis".
“Pela primeira vez temos um retrato global claro do risco de extinção das plantas mais conhecidas no mundo. Esse relatório mostra as ameaças mais urgentes e indica as regiões mais ameaçadas”, afirmou Stephen Hopper, diretor dos Kew Gardens.
Segundo o estudo, o habitat mais ameaçado são as florestas tropicais, como a Amazônia, e a maior parte das plantas em risco estão nos trópicos. A lista ainda apontou que as plantas já estão mais ameaçadas que as aves, e tanto quanto os mamíferos, mas o risco de extinção ainda é maior para o grupo de anfíbios e corais.
Culpa do homem
Outro dado marcante da pesquisa revelou que o grande causador dessa destruição é o homem, especialmente através de ações como a conversão de habitats naturais para uso da agricultura. Com isso, entre 80 mil e 100 mil espécies vegetais podem desaparecer de todo o mundo.
"Nós não podemos ficar parados enquanto as espécies desaparecem. As plantas são a base da vida na Terra, fonte de ar limpo, água, alimentos e combustível, e toda a vida animal depende delas", disse Hopper, que observou a necessidade de utilizar todas as ferramentas do conhecimento para evitar o desaparecimento da vida vegetal.

Fonte:Postado em Biodiversidade em 29/09/2010 por Redação EcoD

Nenhum comentário:

Postar um comentário