quarta-feira, 8 de setembro de 2010

EcoD Básico: Reciclagem de óleo



O que você faz com o óleo de cozinha após fritar seus alimentos? Muita gente ainda joga esse material no ralo da pia, sem saber dos riscos que isso representa para o meio ambiente e para os cofres públicos das cidades. A receita para solucionar o problema pode ser bastante simples: reciclá-lo.

O que são os óleos e gorduras

Essas substâncias insolúveis podem ser de origem animal ou vegetal. O óleo vegetal, que é o que dá origem aos óleos de cozinha, é obtido de várias plantas ou sementes, como o buriti, mamona, soja, canola, girassol, milho, etc.

Sua constituição química é composta por triglicerídeos, que são formados da condensação entre glicerol e ácidos graxos. O que difere a gordura do óleo é o seu estado físico, já que a gordura é sólida e o óleo é líquido - ambos a uma temperatura de até 20°C.

Perigos para o meio ambiente e cidades

Quando despejado diretamente no ralo da pia ou jogado em lixo comum, o óleo polui córregos, riachos, rios e o solo, além de entupir as tubulações e danificar o encanamento do sistema de esgoto da cidade. Quando isso acontece, é necessário utilizar produtos químicos tóxicos para solucionar o problema, o que causa ainda mais danos ambientais e prejuízo aos cofres públicos.

Caso não exista um sistema de tratamento de esgoto, o óleo acaba se espalhando na superfície dos rios e das represas. Com isso, impede a passagem de luz na água, retardando o crescimento vegetal, impedindo a transferência de oxigênio, interferindo no fluxo de água e impedindo a vida nestes ecosistemas.

Já o óleo que acaba nos lixões ou que segue junto com a água dos rios e se acumula em suas margens é responsável pela impermeabilização do solo, impedindo que a água se infiltre e agravando o problema das enchentes.

Ao desembocar no mar, a água poluída pelo óleo ainda gera uma reação química que libera gás metano. O mesmo acontece quando a substância entra em processo de decomposição.

O que pode ser feito com óleo
Para amenizar a poluição causada pelo óleo de cozinha, muita gente tem optado pela reciclagem. As possibilidades são muitas: produção de resina para tintas, sabão, detergente, glicerina, ração para animais e até biodiesel.

Óleo de cozinha pode virar sabão
Outra opção comum de reciclagem é a transformação do óleo em sabão. É possível fazer a reciclagem em casa, basta seguir a receita abaixo:

Materiais:

•5 litros de óleo de cozinha usado
•2 litros de água
•200 mililitros de amaciante
•1 quilo de soda cáustica em escama
Preparo:

•Coloque cuidadosamente a soda em escamas no fundo de um balde.
•Depois, coloque a água fervendo.
•Mexa até diluir todas as escamas da soda.
•Adicione o óleo e mexa.
•Adicione o amaciante e mexa novamente.
•Jogue a mistura numa fôrma e espere secar.
•Corte o sabão em barras.
Atenção: A soda cáustica pode causar queimaduras na pele. O ideal é usar luvas e utensílios de madeira ou plástico para preparar a mistura.

Existem ainda outras soluções que podem evitar que o óleo seja jogado nas redes de esgoto. Um produto desenvolvido na Espanha promete solidificar o óleo e facilitar seu armazenamento, coleta e reciclagem. Batizado de Frito Limpio, o produto deve ser jogado no óleo ainda quente e após alguns minutos todo o liquido estará sólido. Basta retirar da frigideira e guardar.

Faça sua parte!

Fonte: EcoD acessado em o8/09/2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário