terça-feira, 2 de maio de 2017

A Paraíba é o estado brasileiro mais afetado, proporcionalmente, pela desertificação

 Vila da Ribeira, distrito de Cabaceiras, está em processo de desertificação (Foto: Reprodução/Lapis/INSA)


A Paraíba é o estado mais afetado, proporcionalmente, pela desertificação, pois.
o processo de degradação ambiental torna as terras inférteis e improdutivas.  A
desertificação é um processo cumulativo de degradação ambiental, que afeta as condições econômicas e sociais de uma região ou país, que ao mesmo tempo em que reduz continuamente a superfície das terras agricultáveis, faz com que a população desses locais ocupe novos territórios, em busca da sobrevivência.
Além da seca, que já vem afligindo os paraibanos há cinco anos, outro problema ameaça o solo e a vegetação do estado. Só que, desta vez, o processo é irreversível. A Paraíba é o estado brasileiro mais afetado, proporcionalmente, pela desertificação - processo de degradação ambiental que torna as terras inférteis e improdutivas - segundo dados do Instituto Nacional do Semiárido (Insa). Ela é uma consequência das ações humanas e não pode ser revertida - nem com chuva -, apenas desacelerada. De acordo com a classificação do Programa de Ação Estadual de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca no Estado da Paraíba (PAE-PB), 93,7% do território do estado está em processo de desertificação, sendo que 58% em nível alto de degradação.
Os núcleos de desertificação do Semiárido brasileiro compreendem uma área 68.500 km² em cinco estados: Paraíba, Ceará,Rio Grande do Norte, Pernambuco e Piauí. A Paraíba é o estado brasileiro mais afetado, proporcionalmente, pela desertificação, Pernambuco e Piauí. Esses locais já atingiram níveis de degradação tão altos que são comparados aos desertos - ecossistemas naturais característicos de zonas áridas.
Dos 59 municípios que estão nesse perímetro, conforme a classificação do Ministério do Meio Ambiente, 28 é da Paraíba, localizados no núcleo do Seridó. Outra área em situação crítica do estado são os Cariris. Segundo Humberto Barbosa, outros 29 municípios da Paraíba estão em Áreas Susceptíveis à Desertificação (ASD), sendo 12 no Cariri Oriental e 17 no Cariri Ocidental.
Os pesquisadores do Laboratório de Processamento de Imagens de Satélites ( Lapis), também perceberam que, desde 2010, a seca tem contribuído para a expansão das Áreas Susceptíveis à Desertificação. Além do solo, a desertificação ainda pode afetar a capacidade de rios e açudes, pois o desmatamento da mata ciliar, a camada infértil do solo é retirada e acaba sendo depositada nas áreas com água.
Para combater o processo de desertificação são desenvolvidas varias ações e muito órgão tem se empenhados. Ações tais como: a criação de áreas de conservação da caatinga e a bioprospecção  e Políticas públicas de conservação da caatinga, vem ajudando no combate.
Desenvolvimento Rural Sustentável e Combate à Desertificação (DRSD), vem apoiando um conjunto de ações de capacitação e implementação de boas práticas para conservação e recuperação do solo, água e biodiversidade, promovendo o combate aos vetores da desertificação e gerando trabalho e renda. Por último, a elaboração do Decreto de Regulamentação da Lei 13.153/15, com o objetivo de criar condições que favoreçam a implementação da Convenção de Combate à Desertificação.

Fonte: http://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2017/04/desertificacao-ameaca-94-das-terras-na-paraiba-e-e-irreversivel-diz-insa.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário