
Uma nova proposta da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) quer padronizar os rótulos de produtos de limpeza, como desinfetante, água sanitária, detergente e inseticida. O objetivo é esclarecer o consumidor e evitar casos de intoxicação.
Esse tipo de produto, chamado de saneante, é a terceira causa de intoxicação no Brasil, segundo o Sistema Nacional de Informações Tóxico Farmacológicas (Sinitox). Atualmente, cada categoria tem sua própria norma de rotulagem, o que, segundo a Anvisa, confunde o consumidor.
“A grande diversidade de categorias de produtos e a existência de várias normas técnicas acabam confundindo o consumidor, que não consegue identificar de forma clara se o produto é registrado na Anvisa”, explica o diretor da Agência Dirceu Barbano.
Para contornar a situação a Anvisa propõe que as informações sejam padronizadas e expressas claramente no rótulo e também que se crie um selo de “produto saneante” para confirmar o registro, a segurança e eficácia de uso avaliadas e aprovadas pela agência.
Fonte: Postado em vida e saúde em 09/11/10 por redação EcoD.