sábado, 13 de novembro de 2010

Anvisa propõe mudanças no rótulo de produtos tóxicos


Uma nova proposta da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) quer padronizar os rótulos de produtos de limpeza, como desinfetante, água sanitária, detergente e inseticida. O objetivo é esclarecer o consumidor e evitar casos de intoxicação.
Esse tipo de produto, chamado de saneante, é a terceira causa de intoxicação no Brasil, segundo o Sistema Nacional de Informações Tóxico Farmacológicas (Sinitox). Atualmente, cada categoria tem sua própria norma de rotulagem, o que, segundo a Anvisa, confunde o consumidor.
“A grande diversidade de categorias de produtos e a existência de várias normas técnicas acabam confundindo o consumidor, que não consegue identificar de forma clara se o produto é registrado na Anvisa”, explica o diretor da Agência Dirceu Barbano.
Para contornar a situação a Anvisa propõe que as informações sejam padronizadas e expressas claramente no rótulo e também que se crie um selo de “produto saneante” para confirmar o registro, a segurança e eficácia de uso avaliadas e aprovadas pela agência.
Fonte: Postado em vida e saúde em 09/11/10 por redação EcoD.