terça-feira, 22 de março de 2011

22 de março dia Mundial da Água



O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.
No mês em que se comemora o Dia Mundial da Água, devemos lembrar que, em diversos lugares do planeta, muitas pessoas já sofrem com a falta desse bem essencial à vida. Dentro de 20 anos, uma proporção de dois terços da população do mundo deve enfrentar escassez de água, de acordo com a FAO, agência das Nações Unidas para agricultura e alimentação, sediada em Roma. O Brasil é um país privilegiado, pois aqui estão cerca 11,6% de toda a água doce do planeta. De acordo com o mapa do Brasil - Abastecimento Urbano de Água, divulgado pela Agência Nacional de Água (ANA) em 2011, são que 55% dos municípios brasileiros poderão ter déficit no abastecimento de água. Afirma Andreu – Diretor Presidente da ANA, que “Existe uma cultura da abundância de água que não é verdadeira, porque a distribuição é absolutamente desigual". Segundo o instituto socioambiental, “Nas cidades, os problemas de abastecimento estão diretamente relacionados ao crescimento da demanda, ao desperdício e à urbanização descontrolada – que atinge regiões de mananciais”.
A Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba faz o monitoramento diário de 121 açudes, e alerta para uso racional desse recurso. A grande João Pessoa-PB tem sofrido com a constante falta de água, pois é preciso maiores investimentos nesse setor,como também educar a população para evitar o desperdiço. Outrossim, se tais investimentos foram realizados e a população se conscientizar que água é vida e precisa ser protegida, com certeza nos próximos anos poderemos comemorar o Dia Mundial da Água.

quinta-feira, 10 de março de 2011

Campanha da Fraternidade 2011, que nos levar a refletir sobre a relação homem e planeta

Papa Bento XVI em discurso/Foto: CNBB.org
Ao lançar a Campanha da Fraternidade de 2011, cujo tema é “ Fraternidade e Vida no Planeta” e sobre o lema: “ A criação geme em dores de parto”, o papa Bento XVI falou que para o ser humano conquistar a plenitude deve aprender a superar suas fraquezas e respeitar a natureza como parte da vida e não seguindo uma ordem autoritária e dominadora.
Segundo o papa "O primeiro passo para uma correta relação com o mundo que nos circunda é o reconhecimento, da parte do ser humano, de sua condição de criatura: o homem não é Deus, mas a Sua imagem; por isso, ele deve procurar tornar-se mais sensível à presença de Deus naquilo que está ao seu redor".
De acordo com Bento XVI, o homem passará a ser respeitado à medida que resguardar a natureza e o meio ambiente. "O dever de cuidar do meio ambiente é um imperativo que nasce da consciência de que Deus confia a Sua criação ao ser humano não para que ele exerça sobre ela um domínio arbitrário, mas que a conserve e cuide dela como um filho cuida da herança de seu pai, e uma grande herança Deus confiou aos brasileiros", concluiu.
Caro amig@s visitantes, o nosso planeta pede socorro! vamos fazer dessa Campanha da Fraternidade, uma bandeira de luta para salvar o planeta e toda sua criação, por meio da nossa mudança de mentalidade e de atitudes

Fontes: Agência Brasil