quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Show da química EMIP


O Grupo PET Química do IFPB realizou uma de suas atividades chamada de Show da Química,na Escola Municipal Indio Piragibe. Nesta atividade o Grupo apresenta Experiências de química de forma descontraída e simples, onde os alunos interagiram com esse show, veja o professor Edjonas participando de uma das experiências realizado pelo grupo PET Química.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Podemos abastecer carros com grama?

Switchgrass
O setor da energia busca alternativas à gasolina.A descoberta por parte dos cientistas de uma grama de fácil crescimento conhecida como switchgrass pode ser o grande fornecedor de matéria prima para a produção do etanol, e tem grande adaptação e plantações nas Américas e no Sul do África, podendo se tornar uma das maiores fontes de matéria do combustível de seu veículo nas próximas décadas.

Fonte: http://meioambiente.bicodocorvo.com.br/, acesso , 17/08/2010.

domingo, 8 de agosto de 2010

Um capital natural

Em julho, durante o I Simpósio Global de Negócios de Biodiversidade, no Excel Center - Londres foi lançado o Relatório TEEB (sigla em inglês) sobre a Economia dos Ecossistemas e da Biodiversidade. O relatório destacou que?Empresas líderes de países ricos em biodiversidade que apresentam economias em desenvolvimento estão preocupadas com as perdas de "capital natural". Segundo o relatório, mais de 50% dos presidentes executivos entrevistados na América Latina e 45% na África, enxergam os declínios na biodiversidade como um desafio para o crescimento das empresas. O estudo "A Economia dos Ecossistemas e a Biodiversidade" é claro: os chefes das empresas que não conseguem incluir o manejo sustentável como parte dos seus planos de negócios pode encontrar-se cada vez mais fora do mercado.
Fonte:http://www.folhadomeio.com.br/Edição 212 - Julho/Agosto de 2010

terça-feira, 3 de agosto de 2010

JOÃO PESSOA-PB, “PORTAL DO SOL DO EXTREMO ORIENTAL”

Ponta do Seixas e Estação Ciências
O dia 5 de Agosto, aniversário de fundação da cidade de João Pessoa. João Pessoa é a terceira capital de estado mais antiga do Brasil, com lindas praias e belas arquiteturas antigas e modernas, como é o caso da Estação Cabo Branco Ciências,Cultura e Artes que foi projetada para abrigar e difundir as atividades científicas, artísticas e culturais da cidade de João Pessoa.
O complexo arquitetônico foi projetado por Oscar Niemeyer e sua equipe de auxiliares formada pelos arquitetos Cydno Silveira e Luiz Marçal. Em pleno funcionamento o complexo arquitetônico foi inaugurado no dia 3 julho de 2008 e está localizado na Avenida João Cirillo Silva, Altiplano Cabo Branco próxima a Zona Especial de Preservação, conhecido por Parque do Cabo Branco, uma das regiões mais privilegiadas da Capital e patrimônio geográfico, histórico e cultural da cidade. O complexo possui ao todo 8.571 metros quadrados de área construída, onde podemos encontrar, por exemplo, o Museu da Ciência, Laboratório de Astronomia e Robótica entre outros.

Meio Ambiente

Durante a ECO-92, a conferência da ONU sobre o meio ambiente, João Pessoa recebeu o título de segunda cidade mais verde do mundo. Segundo um cálculo baseado na relação entre número de habitantes e área verde, a cidade perderia apenas para Paris.João Pessoa possui, dentro da cidade, duas grandes reservas de Mata Atlântica, que funcionam A primeira delas fica no bairro central do Róger e denomina-se Parque Arruda Câmara (ou "Bica", como é popularmente conhecida, devido à presença da Fonte Tambiá no local). Um misto de jardim zoológico e reserva florestal, a Bica possui exemplares da fauna e flora brasileiras, assim como animais de outros continentes. A outra reserva florestal importante é a Mata do Buraquinho, da qual uma parte foi recentemente transformada em Jardim Botânico. Com cerca de 515 hectares de mata virgem, cortada por riachos e fontes naturais, fica situada num dos maiores reservatórios que abasteciam a cidade. A Mata do Buraquinho umidifica o clima de João Pessoa e mantém sua temperatura mais estável e branda, mesmo no verão. A mata é preservada e cercada com intuito de proteção contra depredação, servindo como local de estudo para pesquisadores que se preocupam com a preservação da qualidade do meio ambiente. João Pessoa pode ser a primeira cidade brasileira a implantar o Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica.
O Sistema Municipal de Meio Ambiente – SISMUMA, por sua vez, institui a política ambiental do Município, abrangendo o poder público e as comunidades locais, em conformidade com a Lei Municipal Complementar nº 029/02 – Código Municipal de Meio Ambiente.
Secretaria de Meio Ambiente – SEMAM, dispõe de um disk Denúncia 24 horas
O número 0800 281 9208 funciona em plantão de 24 horas para receber denúncias de crimes ambientais e poluição sonora. Um outro número (tarifado) também pode ser acionado: (83) 3218-9208.

Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_Pesso
http://www.joaopessoa.pb.gov.br/secretarias/semam/